A pele do bebê também precisa de hidratação! Tire as principais dúvidas sobre o tema aqui

Bebês têm a pele muito sensível, um detalhe que requer cuidados ultra especiais. A hidratação é o principal deles

Já falamos bastante sobre o quanto é importante que hidratemos a nossa pele por aqui, não é? De fato, esse cuidado fortalece o maior órgão do corpo e ajuda a manter a nossa grande barreira protetora contra agressões externas sempre saudável. A pele é muito, mas muito importante para a nossa saúde geral, como é possível perceber! Por outro lado, entretanto, o que muitas pessoas desconhecem é o fato de que essa hidratação da qual tanto falamos na vida adulta deve começar a ser feita já nos primeiros meses de vida e principalmente nessa fase. O que acontece é que a pele dos bebês é extremamente sensível e, em seus primeiros dias especialmente, passa por um processo de adaptação – afinal, ele acabou de sair da segurança do útero para o mundo -, e por isso descama! Essa sensibilidade é consequência da espessura da pele dos pequenos, que é muito mais fina do que a de um adulto e permite que eles percam água de maneira mais rápida, mais precisamente 3 x mais rápido. É justamente isso que devemos evitar! A hidratação da pele de bebês e crianças é feita com atenção diária específica, uso de produtos direcionados e outros truques especiais. Hoje responderemos para você algumas das principais dúvidas sobre o assunto e deixaremos dicas de ouro de como manter a pele do bebê sempre protegida. Na dúvida, consulte o seu pediatra – só não esqueça de dedicar uma atenção a esse aspecto tão importante da saúde dos nossos pequeninos.

Quando hidrato a pele? Após o banho?

Sim! Assim como ocorre com a pele adulta, o melhor momento para hidratar a pele dos pequenos é logo após o banho – mais especificamente até 5 minutos depois de retirá-lo da água. Isso porque a camada mais externa da pele fica úmida, o que ajuda a receber e selar a hidratação promovida pelo produto de sua escolha de maneira mais fácil e efetiva. Os ativos também penetram com mais facilidade com esse pequeno truque! Ou seja, o momento é de fato propício para esse cuidado, sem dúvida. Uma dica extra: você pode utilizar o hidratante logo após aquele banho relaxante da noite, antes do sono, e promover uma massagem especial que auxilie no descanso do bebê. Bacana, não é?

E se um ressecamento continuar?

Se você perceber que alguma parte do corpo continua ressecada mesmo com essa atenção redobrada, o ideal é que um pediatra seja consultado para indicar alguma solução alternativa que atenda às necessidades da pele da criança especificamente. Pode ser algum produto diferente, a adoção de algum outro procedimento na rotina… Muitos outros fatores podem estar prejudicando essa hidratação. Somente junto a um profissional é possível investigar a rotina do pequeno mais a fundo e identificar o que, de fato, tem impedido que a pele do bebê reaja como deveria e o proteja. Com cuidados simples é possível reverter esse quadro, por isso, nada de pânico!

Tenho que ter cuidado no banho?

Sim, o banho é um momento ultra importante quando o assunto é hidratação. Se a pele já estiver ressecada, é necessário que o tempo desse momento seja reduzido para que a derme não sofra com uma maior irritação. Um outro detalhe importante: a temperatura da água deve ser checada a todo momento, de preferência utilizando um termômetro próprio para tal. Vale lembrar que a temperatura ideal para o banho de um bebê fica entre 36°C e 38°C. Observar o comportamento do pequeno durante toda a higienização também ajuda a identificar se ele está confortável com a temperatura e até mesmo com a própria pele.

Outros produtos também ajudam?

Sim! Além da própria loção hidratante, outras opções infantis também fazem total diferença na hidratação da pele. Ao adquirir os produtos, observe bastante suas especificações! Um sabonete infantil, por exemplo, deve possuir pH neutro e ser livre de componentes que geralmente são encontrados na composição de itens adultos como corantes e álcool. Tudo isso, além de prejudicar a saúde da pele, pode provocar reações alérgicas e outros quadros em curto prazo. Muitos itens, inclusive, levam componentes que favorecem essa hidratação diretamente. Vale a pena experimentar e observar a adaptação do pequeno com o uso de cada um deles.

Alimentação também tem a ver?

Sempre! Toda a nossa saúde está diretamente ligada à alimentação e com as crianças menores não é diferente! Nos primeiros meses de vida, o leite materno faz o trabalho de hidratação. A partir da inserção de outros alimentos, evitar a desidratação fica a cargo também da própria água, sucos e frutas. É importante oferecer cada alimento com consciência, tendo em mente que todos eles terão uma participação no quesito pele. Aliás, em todo o bem-estar e qualidade de vida da criança.

Bebês podem usar hidratantes adultos?

Não! Bebês devem utilizar produtos voltados para bebês e não podem fazer uso de itens adultos. Como citamos anteriormente, produtos adultos levam componentes que podem causar irritações, alergias e outros problemas para os pequenos. Já os produzidos para bebês são hipoalergênicos e contêm menos substâncias prejudiciais. A melhor opção sempre será evitar problemas! Por isso, escolha os itens usados pelo seu bebê a dedo e procure entender a composição daqueles que se propõem a cuidar e hidratar a pele. É muito importante ficar por dentro dos detalhes!

A Linha Giby de Giovanna Baby tem uma loção hidratante pensada especialmente para crianças de 0 a 5 anos. Com o exclusivo ativo “Giby Care”, uma fórmula cuidadosamente enriquecida com ingredientes naturais, a Loção Hidratante Giby promove hidratação natural e nutrição da pele na medida certa e de maneira prolongada. E mais: é formando uma espécie de película que a loção ajuda a proteger a pele do bebê das agressões externas que provocam o ressecamento. Você também conta com uma série de outros produtos da Linha Giby para um cuidado completo com o bebê! Confira clicando aqui.

Como é bom garantir que nossos bebês permaneçam sempre saudáveis e confortáveis, não é? A pele é um fator fundamental para que isso aconteça! Você conhecia as dicas que compartilhamos hoje? Alguma delas vai te ajudar a partir de hoje? Quais são os seus produtos prediletos da Linha Giby? Conte para nós! Queremos seguir participando da sua rotina contribuindo como pudermos nos quesitos saúde, bem-estar, qualidade de vida e beleza. Estamos aqui para o que você precisar! Aproveite o conteúdo que preparamos e, se precisar falar conosco, lembre-se de que seguimos à sua disposição em diversos canais de atendimento. Escolha o que melhor funcionar para você aqui.