Os cabelos dos pequenos precisam de cuidados especiais? Saiba aqui

Os cabelos dos pequenos são completamente diferentes dos fios mais maduros. Isso porque eles são mais sensíveis e finos, o que demanda um cuidado maior. O tratamento varia de acordo com a idade da criança e deve acompanhar bem o seu desenvolvimento! Até os primeiros três ou quatro anos de idade, por exemplo, recomenda-se o uso de shampoos e condicionadores próprios para essa fase, que têm pH especial e são livres de substâncias que possam irritar a pele ou os olhinhos. Tais detalhes podem gerar muitas dúvidas nos pais, o que é normal! Por isso, compartilhamos hoje algumas questões comuns no que diz respeito aos cabelos das crianças e suas devidas explicações – tudo para facilitar o dia a dia e garantir o cuidado especial que todos os pequenos merecem! Veja: 

Em qual idade as crianças devem cortar os cabelos?

Não há uma idade definida para que a criança experimente o seu primeiro corte de cabelo. Para saber quando fazê-lo, basta observar o conforto do pequeno com relação aos fios em diferentes momentos. Caso perceba que os cabelos estão atrapalhando a visão ao cair nos olhos, por exemplo, talvez seja hora de visitar um cabeleireiro. O segredo é a observação

Devo utilizar cremes para pentear?

Você pode, mas de preferência aposte em produtos que sejam voltados para tal faixa etária. Os cremes facilitam bastante na hora de desembaraçar os fios mais grossos ou cacheados, mas não são obrigatórios. Você também tem a opção de fazer isso ainda no momento da lavagem, o que evita desconfortos, danos ao couro cabeludo e às raízes dos fios dos pequenos. 

Os cabelos das crianças precisam de hidratação? 

Os fios cacheados necessitam de mais hidratação, mas é recomendado que se inclua o procedimento na rotina da criança somente a partir dos 3 ou 4 anos. Neste ponto, deve-se, mais uma vez, priorizar a utilização de produtos que sejam voltados para as crianças e atendam às suas necessidades capilares de acordo com o tipo de cabelo. Nada de química por aqui! 

Temos que lavar os cabelos dos pequenos todos os dias? 

Não necessariamente. Uma dica importante é equilibrar as lavagens de acordo com o clima e com as atividades realizadas por eles durante o dia. Caso o seu pequeno tenha corrido, brincado e transpirado bastante, recomenda-se lavar. Caso isso seja feito à noite, é essencial lembrar que não se deve dormir e nem prender os cabelos quando eles ainda estão molhados ou úmidos. 

E quanto aos secadores e chapinhas? Podemos utilizar? 

As crianças têm bastante sensibilidade no couro cabeludo e nos primeiros anos elas simplesmente não toleram o uso de secadores e chapinhas. A medida que crescem, você pode começar a utilizá-los, mas apenas em ocasiões especiais, como festas. Quando elas estiverem mais velhas, poderão optar ou não por um alisamento feito dessa forma. Basta aguardar! 

Linha Giby
Linha Giby

Aqui na Giovanna Baby nós prezamos muito pelo bem-estar dos pequenos! Por isso temos uma linha inteira de cuidados para crianças, que também inclui os cabelos. A Linha Giby possui fórmulas bem suaves e enriquecidas com Óleo de Coco, Óleo de Algodão e Mel Vegetal, além do cheirinho e do carinho Giovanna Baby que são simplesmente incomparáveis! Que tal experimentar? Em caso de dúvida sobre os cuidados com os cabelos das crianças, fale conosco pelos comentários! Será um prazer continuar ajudando você a tornar momentos tão únicos ainda mais especiais. Essa é uma das nossas missões!