Os cuidados continuam! Confira dicas de uso do álcool gel na prevenção da COVID-19

A pandemia do novo Coronavírus segue em curso e pede cuidados firmes na prevenção

Acabamos de entrar em um novo ano! O clima é de renovação e muita esperança, é claro, entretanto, um fator ainda nos preocupa: a pandemia que temos vivido desde março de 2020, infelizmente, não acabou! A previsão é de que parte da população brasileira seja vacinada contra o Coronavírus ainda neste primeiro semestre – porém, não é certo quando a imunização será, de fato, em massa, ou seja, quando ela abarcará todos os grupos classificados pelas autoridades de saúde. Diante deste cenário, faz-se necessário que sejamos responsáveis e utilizemos dos recursos que temos ao alcance das mãos, continuando a prevenção à COVID-19 em nosso dia a dia, diretamente de nossas casas, a fim de frear o avanço da doença da melhor forma que pudermos. As recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde continuam as mesmas, como lá no início! A mais eficaz diz respeito ao isolamento social voluntário, em que cada família procura se resguardar ao máximo em seus lares para evitar o contato com pessoas de fora do núcleo. Especialmente quando isso não é possível, por outro lado, é fundamental que prezemos pela nossa higiene pessoal, focando principalmente na sanitização das mãos, que são os principais meios de transporte do vírus, capaz de viajar do ambiente diretamente para as vias aéreas sem que sequer percebamos. É aqui que entra o álcool gel, um item indispensável na bolsa e na rotina dos brasileiros por uma série de razões. A sua praticidade, facilidade e eficácia tornaram o produto um dos principais aliados na luta contra o Coronavírus e hoje é difícil encontrar alguém que não faça de seu uso uma prioridade na rotina. Por essa razão, hoje queremos relembrar junto a você algumas dicas de uso do álcool gel para que ele seja eficaz em sua missão e para que a sua saúde mantenha-se protegida inclusive com relação a outros aspectos que podem, até, ir além da contaminação pela COVID-19. O que acha? Confira:

Observe a pele constantemente

O uso prolongado e constante do álcool gel pode fragilizar a pele das nossas mãos se não tivermos cuidado. Você sabia disso? O alerta vale especialmente para pessoas que tenham algum tipo de patologia pré-existente, como Câncer de Pele ou alguma dematite, alergia e irritação. Se exagerarmos no produto, é certo que a pele sofrerá, o que aumenta as chances de que ela se torne, inclusive, uma porta de entrada para a penetração de um vírus e outros problemas igualmente incômodos. Ao sinal de qualquer mudança nas mãos, suspenda o uso e consulte o seu dermatologista.

Hidrate as mãos sempre

Quem não tem condições de saúde pré-existentes que possam causar lesões ou qualquer outra questão no que diz respeito à saúde da pele com o uso do álcool gel também deve ter cuidado com a hidratação! O ideal é que um hidratante próprio para mãos seja utilizado todos os dias. Uma dica é investir no produto à noite, para que enquanto você dorme o item recupere a derme e prepare-a para o dia seguinte. Aqui no site você pode escolher o seu hidratante para mãos predileto dentre várias opções incríveis!

Aplique o produto corretamente

A proteção das mãos pelo álcool gel só estará garantida se você o utilizar corretamente, com dedicação. Não adianta simplesmente “jogar” o produto rapidamente e não ter muita paciência durante a higienização! O ideal é aplicar uma boa quantidade do gel nas mãos, esfregar as palmas entre si, passar o item nas costas das mãos, entre os dedos e nas pontas e, por fim, aguardar secar. É rápido! Esse processo leva menos de um minuto e faz toda a diferença na proteção da nossa saúde e do bem-estar de todos ao redor. Você sem dúvida não se arrependerá de ter esse cuidado tão essencial para nós atualmente.

Oriente as crianças com carinho

Álcool gel é coisa de adulto, assim como qualquer outro item de higiene. Somente pais, responsáveis e cuidadores devem aplicar o item nos pequeninos, sempre orientando-os no uso para o caso de eles precisarem realizar o procedimento sozinhos futuramente. Supervisione, nesse caso, conferindo se a criança está utilizando a quantidade recomendada, se tem feito o passo a passo que apresentamos acima e se consegue aguardar a secagem como deve ser. Aos poucos, os pequenos passam a entender como funciona a higienização e conseguem, sim, fazê-la sozinhos.

Cuidado com queimaduras

Muita gente esquece que álcool em gel também é um item inflamável e que pode se tornar perigoso especialmente por ser aplicado em uma região como as mãos. Em seu caso específico, quando o gel entra em combustão dá origem à chamada “chama invisível”, que causa queimadura mas não pode ser vista a olho nu. Para evitar uma ocorrência como essa, o ideal é que você não se aproxime de fogões e não manuseie nada nesse sentido, além de aguardar cerca de 40 segundos até que o álcool gel seque completamente na superfície das mãos após o uso. Observe a sua pele sempre, como já destacamos acima, e procure ajuda se achar necessário.

Utilize apenas produtos confiáveis

Você já deve ter ouvido falar em consumidores que recorreram a soluções caseiras para substituir o álcool gel, não é? Porém, isso é muito perigoso, uma vez que a formulação ideal do álcool gel é feita em laboratório e indústria para garantir a sua eficácia. Não há possibilidade de confiar no caseiro e acabar se contaminando! Utilize, portanto, somente itens confiáveis e de marcas idôneas, capazes de oferecer a você a segurança que você tanto precisa. Aqui nós temos Géis Higienizantes em diversos tamanhos para você escolher de acordo com a sua necessidade diária. Além de higienizar as mãos, eles hidratam e deixam um cheirinho delicioso!

Não temos dúvida de que deixaremos a pandemia para trás ainda este ano! Com os nossos cuidados, a saúde dos que amamos e de anônimos se manterá plena, como desejamos! Utilize o seu álcool gel com segurança, sem esquecer as dicas que compartilhamos hoje, hein? O que você achou das informações? Alguma delas era desconhecida por você até hoje? Você tem seguido todas as recomendações? Conte para nós! Queremos seguir participando da sua rotina contribuindo como pudermos nos quesitos saúde, bem-estar, qualidade de vida e beleza. Estamos aqui para o que você precisar! Aproveite o conteúdo que preparamos e, se precisar falar conosco, lembre-se de que seguimos à sua disposição em diversos canais de atendimento. Escolha o que melhor funcionar para você aqui.