(Foto: Sabrina May/Unsplash.com)

Pele descamando? Conheça as possíveis causas e saiba o que fazer

A pele é a nossa proteção primeira contra uma série de agressões externas. Sua função é mesmo nos proteger e é por isso que devemos tanta atenção ao órgão.

É comum que, de tempos em tempos, ela se renove. Por isso é normal que percamos certa porção de tecido sem que sequer percebamos.

Mas quando há uma descamação constante em determinada região do corpo, é essencial que observemos, já que isso pode acontecer por várias razões.

Um produto novo, excesso de sol, mudança de clima, baixa hidratação e até patologias específicas podem causar tal reação.

É necessário investigar. Afinal, em se tratando de saúde, resolver pontos como esse deve ser prioridade como prevenção de outros quadros mais sérios.

Se esse é o seu caso atualmente, vale a pena entender um pouco mais sobre o tema.

Hoje compartilhamos algumas informações-chave sobre o assunto e dividimos dicas que com certeza vão ajudar muito. Vale experimentá-las!

Por que a pele descama

Naturalmente, a pele passa por processos de renovação, como todo o nosso corpo. É comum que haja uma transformação natural.

Quando a descamação é excessiva, no entanto, e em áreas específicas, provavelmente o corpo está se livrando de células mortas nas camadas mais superficiais de tecido.

No caso dos raios UV, por exemplo, as altas temperaturas fazem com que essas células ressequem e morram.

É preciso ter cuidado! Não só saber o que fazer nesses casos, mas evitar que a pele sofra com esses processos estimulados.

O que fazer nesses casos

Quem está com a pele descascando deve, em primeiro lugar, reforçar a hidratação de dentro para fora. Dois litros de água por dia já ajudam muito!

Essa hidratação também deve ser reposta de forma tópica.

Em momentos de crise, Cremes Hidratantes reforçados devem ter papel de destaque duas vezes por dia. De preferência, que tenham composição especial!

Evitar o sol e buscar investigar as causas dessa ocorrência também é essencial.

Por que não puxar a pele

Um detalhe que merece todo o destaque é o fato de que não devemos repuxar a pele enquanto ela descama. De forma alguma!

Essa atitude expõe uma região que ainda está fragilizada, afinal, o organismo está trabalhando para produzir um novo tecido.

Puxar a camada externa pode causar incômodo e atrasar a recuperação da pele. Deixar que o corpo trabalhe por conta própria é a melhor decisão!

Evitando a descamação

Quando a derme se recuperar, é importante que evitemos que uma descamação excessiva aconteça novamente.

Felizmente isso se faz com mudanças de hábitos e atitudes muito mais simples do que imaginamos.

Hidratar e esfoliar a pele com frequência, não descuidar do consumo de água, investir em proteção solar adequada e ter atenção aos produtos utilizados são algumas.

No banho, deve-se preferir sabonetes hidratantes e com composição favorável à proteção e cuidado com a pele. Evitar água em altas temperaturas sempre!

É essencial também descartar problemas de saúde secundários como uma psoríase. Uma avaliação profissional pode ser uma ótima ideia!

Dicas de Giovanna Baby

  • Hidratação reforçada é com produtos estratégicos. O Creme Hidratante Q10 + Vitamina E Giovanna Baby Moments Classic melhora a elasticidade da pele graças à Manteiga de Karité, o oleo de semente de uva e oPCA sódico.
  • Sabonetes hidratantes são peças-chave. O Giovanna Baby Essentials, por exemplo, tem óleo de macadâmia, que trabalha a aparência da pele estimulando sua hidratação natural.
  • Alimentar-se bem é fundamental. Além de alimentos ricos em água, os fontes de betacaroteno (cenoura, abóbora, couve, espinafre), sinônimo de força e proteção à pele, devem compor várias refeições.

Pele saudável, bela e protegida sempre! Chegou a hora de cuidá-la bem. Conte com GB nessa missão! Em caso de dúvida, siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.