Exagerou? Confira as dicas para tratar e evitar queimadura de sol
Chegamos à temporada das longas horas na praia e dos belos bronzeados.
Com tanta diversão e alegria nos dias ensolarados, é fácil nos esquecermos de evitar a proteção necessária contra os efeitos nocivos da exposição prolongada ao sol.
Muita gente, inclusive, ignora que isso pode ter sérias consequências para nossa saúde em longo prazo!
Quando as queimaduras de sol acontecem, é fundamental que saibamos agir com rapidez para evitar incômodo e desidratação.
Se você está passando por isso ou quer evitar que elas aconteçam, o que acha de conversarmos sobre o assunto? As dicas a seguir vão te ajudar muito nisso.
Sem exposição solar
Antes de mais nada, evite uma nova exposição até que a queimadura esteja completamente curada! O momento é de proteger a área queimada do sol.
Por isso, mesmo que você esteja em um momento de lazer e descontração, busque aproveitá-lo de outras formas. Pelo menos por enquanto!
Adote a água e o chá
A melhor forma de aliviar a queimação e resfriar a pele é investir em um bom banho de água fria.
Além disso, ao longo do processo de recuperação, vale a pena aplicar compressas úmidas na região afetada para aliviar desconforto.
Um truque da vovó é aproveitar e misturar chá de camomila à água: conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, a pele queimada logo ficará bem.
Roupas fresquinhas
Use roupas soltas para evitar fricção nas queimaduras de pele! Essa definitivamente não é a hora das roupas apertadas e de tecidos sintéticos que possam até “grudar” na lesão.
Peças de algodão que permitam a circulação de ar gerarão grande alívio à pele sensibilizada.
De dentro para fora
A exposição excessiva ao sol pode causar desidratação e agravar o quadro.
Beber água em abundância ajuda a reidratar o corpo e a pele, acelerando o processo de recuperação e reduzindo o desconforto.
Certifique-se de manter-se bem hidratado, bebendo água regularmente e evitando bebidas que possam desidratar, como álcool e cafeína.
Prefira a prevenção
A prevenção é a melhor abordagem para evitar queimaduras solares. Sempre use protetor solar e roupas de proteção solar quando estiver sob o sol. Mas não só isso!
*Conheça o seu tipo de pele. Se você tiver maior sensibilidade ao sol, pele clara ou histórico de queimaduras solares, tome precauções extras.
*Cuidado com a refletividade: a areia, água e superfícies claras podem refletir os raios solares, aumentando o risco de queimaduras.
*Proteja seus lábios: use um protetor labial com FPS. Muitos ainda esquecem que a pele dos lábios é ainda mais sensível que a do restante do corpo!
*Evite os horários de pico: expor-se ao sol entre as 10h e as 16h, quando os raios UV são mais intensos, oferece grande perigo. Por isso, evite!
Viu como é simples aproveitar forma segura e proteger a pele? Lembre-se de que a prevenção é a chave para a nossa saúde! Tudo pronto para você desfrutar do sol com confiança e segurança.
Se ainda tiver dúvida, deixe seu comentário! Você também pode falar conosco na aba “atendimento” clicando aqui e escolha um canal.