(Foto: Jimmy Conover/Unsplash.com)

Bebês também podem ter caspa! Saiba o que fazer nesses casos com Giovanna Baby

Ter um bebê em casa é experimentar um mundo de novidades. Por isso cada detalhe se transforma em alegria ou preocupação!

Mesmo que determinados fatores sejam conhecidos pelos adultos, eles geram preocupação por surgirem em crianças que acabaram de chegar ao mundo.

É o caso da dermatite seborreica que sim, também pode aparecer nos pequeninos.

Nesse caso a condição é conhecida por Crosta Láctea, casquinhas que podem ficar evidentes até os 3 anos de idade e não têm relação alguma a questões de higiene, por exemplo.

O que é Crosta Láctea

Mais comum nas primeiras semanas de vida das crianças, ela acontece por questões hormonais.

Os hormônios transmitidos de mamãe para o bebê acabam atenuando a produção de óleo no couro cabeludo do pequenino, fortalecendo uma descamação.

Especialistas afirmam que ela não causa incômodo, mas pode vir acompanhada de vermelhidão e coceira leve.

Delicada prevenção

Alguns hábitos podem evitar que essa oscilação hormonal resulte em descamação.

A higienização dos fios do pequeno, por exemplo, deve ser feita em dias alternados ou a cada dois dias com shampoo específico para ele.

Utilizar somente água pode ser suficiente nesse momento. Vale a pena caprichar nisso principalmente nos dias mais secos!

Massagear o couro cabeludo dos bebês é uma ótima forma de acalmá-los e tornar o banho mais relaxante…

Porém, em se tratando da Crosta Láctea, isso deve ser feito com movimentos suaves e que não ofereçam qualquer risco à pele do bebê.

Os principais cuidados

Quando a caspa surge, o momento é de intensificar os cuidados.

Em primeiro lugar, jamais deve-se tentar retirar as casquinhas com as unhas ou utilizando qualquer objeto rígido. A pele dos pequeninos é extremamente delicada! Não se pode esquecer desse detalhe.

Na maioria das vezes, o ato de utilizar uma escova com cerdas macias própria para bebês é suficiente para eliminar as crostas.

Com o passar dos dias elas reduzem naturalmente. É importante observar!

Atenção ao suor

Dias mais quentes requerem atenção redobrada no quesito bem-estar do bebê.

Em relação à Crosta Láctea não é diferente!

O suor dificulta a remoção das escamas por se acumular logo abaixo delas. Sendo assim, manter a cabeça do pequenino sempre seca é um dos melhores truques contra a caspa!

No caso de temperaturas mais baixas, o cuidado deve ser com o uso de acessórios como gorros. Caso não se possa evitar, retirá-lo em momentos estratégicos é uma ótima alternativa.

Caso o problema persista, é importante que o pediatra participe da situação com a devida avaliação médica e sugestões de resoluções.

A questão é simples! Mamães e papais podem ficar tranquilos e apenas seguir as recomendações para manter a saúde e o bem-estar do bebê em alta.

Combinado? Conte com Giovanna Baby sempre que precisar! Estamos com você em todos os momentos de sua vida. Em caso de dúvida, siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.