Como cuidar da pele dos bebês no inverno? Confira as principais orientações

Com a chegada do inverno, a pele dos bebês fica ainda mais suscetível a ressecamentos. Aqui os cuidados devem ser intensificados

O inverno está chegando em nosso país e, como todas as outras estações, nossas rotinas se adaptam às condições climáticas. Isso porque as mudanças de temperatura e todo o contexto gerado por cada uma delas demandam novos cuidados especialmente em relação à saúde – e no que diz respeito às crianças, então, isso se intensifica. Uma das questões mais presentes nesse período é a hidratação da pele dos bebês, que geralmente é a que mais sofre com o tempo seco e a queda brusca dos termômetros. Isso porque a pele das crianças menores é naturalmente mais fina e por essa razão chega a perder a hidratação até 5 vezes mais rápido do que a de um adulto.

Esse ressecamento excessivo da epiderme, além de gerar grande incômodo físico ao pequeno, prejudica a saúde – afinal, uma pele ressecada pode evoluir para pequenas lesões que, se não tratadas, levam a complicações como descamações que podem se tornar porta de entrada para germes e bactérias. No contexto em que estamos vivendo, não podemos relaxar em relação a todos esses microorganismos e devemos, de fato, proteger os nossos bebês ao máximo, sempre agindo com os truques que tivermos à disposição.

Mas, então, o que fazer para garantir aos pequeninos uma pele macia, forte e hidratada independentemente das baixas temperaturas e de um tempo possivelmente seco? Como manter esse bem-estar físico em alta diariamente e proporcionar a saúde e qualidade de vida que eles merecem em todas as épocas? Existe alguma medida especial a ser tomada? Hoje é dia de conversarmos um pouco sobre o tema e de compartilharmos com você as nossas principais dicas relacionadas ao cuidado com a pele dos bebês nessa nova estação do ano. Confira os pontos que fazemos questão de destacar nesse momento:

Escolha bem as roupinhas

Sair com o bebê na rua é um verdadeiro processo seja qual for o período do ano, não é? No inverno, entretanto, é fundamental dar uma atenção extra às camadas de roupa utilizadas no pequenino. Isso porque elas devem ser macias e de algodão, de preferência, sempre sem exageros. O ideal é que invistamos em uma manta leve para aquecê-lo se necessário – o que pode ser feito com um cobertor pois não dificulta o manuseio da criança e ainda a mantém confortável na medida do possível. Caso sinta uma mudança na coloração das bochechas ou suor na criança, vale a pena retirar a manta ou uma pecinha de roupa. A dica principal é vestir o bebê sempre com uma peça a mais do que as que os adultos estão utilizando naquela ocasião.

Cuidado certo no banho

O banho é um momento delicado em qualquer momento do ano – no inverno, portanto, não seria diferente. Essa época requer que os banhos sejam rápidos (cerca de 5 minutinhos, de preferência) e com a temperatura girando em torno dos 37 ou 38ºC. Mantenha o costume de verificar essa temperatura da água antes de iniciar o banho, pois o contato prolongado com uma água muito quente é um fator que resseca e muito uma pele tão delicada quanto a de um bebê. Algumas dicas extras que também podem funcionar e evitar correntes de ar circulando pelo ambiente e aquecê-lo antes de tudo. Prepare tudo que vai utilizar nos próximos minutos para não precisar circular por outros cômodos e tornar o processo ainda mais rápido.

Use produtos indicados

Como já reforçamos em outras oportunidades, a pele dos pequeninos requer o uso de produtos específicos, desenvolvidos exclusivamente para suas necessidades e especificidades. Ela é única, muito mais delicada e fininha, e por isso deve ser cuidada por quem entende. Bebês têm uma pele muito mais suscetível a irritações, alergias e assaduras, incômodos que prejudicam e muito o dia a dia deles. Por essas e outras razões, não esqueça de utilizar somente itens próprios para as crianças menores, cujo pH seja neutro e fórmula leve. Toda a Linha Giby, a linha infantil de Giovanna Baby, está preparada para cuidar nesse sentido e com um detalhe especial: os produtos possuem o exclusivo ativo “Giby Care”, fórmula cuidadosamente enriquecida com extrato de coco que promove hidratação natural, extrato de algodão, com propriedades emolientes, e “mel vegetal”, com propriedades nutritivas. Bacana, não é?

Mantenha a hidratação

E por falar em hidratação, loções hidratantes apropriadas para a faixa etária não só podem como devem ser utilizadas na pele dos bebês durante todo o inverno para evitar ressecamentos. Especialistas afirmam que, sem dúvida, essa é uma das melhores atitudes a serem tomadas na época, pois são um enorme reforço na proteção de uma derme tão delicada quanto a dos pequeninos. Vale a pena, ainda, avaliar constantemente quais são as regiões mais afetadas por esse efeito incômodo, aquelas que apresentam certa aspereza e podem incomodar ainda mais as crianças. Uma pele saudável e hidratada não tem segredo! GB pode ajudar com a Loção Hidratante Giby, desenvolvida para crianças de 0 a 5 anos que forma uma película protetora na pele e evita agressões externas incluindo a baixa das temperaturas.

…também de dentro para fora

Assim como em nós, adultos, a hidratação deve começar internamente. Nos bebês isso é garantido por meio da amamentação ou, em casos específicos, por leites artificiais indicados por pediatras nos 6 primeiros meses de vida. A água e outros líquidos são oferecidos a partir desse período, quando há introdução alimentar. O ideal, nessa época, é oferecer pequenas quantidades ao longo do dia para que o organismo do pequenino permaneça em pleno funcionamento e possamos garantir todo o bem-estar que ele merece e precisa mesmo em meio às oscilações de temperatura. Dica importante, hein? Converse com um médico e sempre tire todas as dúvidas nesse quesito.

Com a mudança das estações, é muito importante que permaneçamos atentos aos cuidados com a saúde dos bebês, sobretudo observando os sinais que eles dão por meio do corpo incluindo a pele! Evitar o ressecamento é uma missão diária, por isso não deixe de investir nas dicas que demos hoje. O que você achou dos pontos que destacamos? Você costuma adotá-los no dia a dia? Conte para nós! Compartilhe os detalhes nos comentários conosco! Conte para nós aqui! Queremos continuar participando do seu dia a dia contribuindo como pudermos nos quesitos saúde, bem-estar, qualidade de vida e beleza. Estamos aqui para o que você precisar! Aproveite o conteúdo que preparamos e, se precisar falar conosco, lembre-se de que seguimos à sua disposição em diversos canais de atendimento. Escolha o que melhor funcionar para você aqui.