Como garantir fios grisalhos lindos e saudáveis? Confira as dicas de Giovanna Baby

Cada dia mais vaidosos, os homens têm cuidado dos cabelos em todas as idades – especialmente quando os grisalhos começam a aparecer

A onda dos grisalhos vem tomando conta da estética após um longo tempo sendo associada de maneira negativa ao envelhecimento. Por anos, havia uma espécie de pressão para que tanto homens quanto mulheres “disfarçassem” esses sinais da idade e cobrissem fios grisalhos com tinturas mês a mês para evitar uma aparência “desleixada”, que transmitisse certa falta de zelo. Felizmente, esse conceito vem mudando aos poucos e permitindo que muitas pessoas se libertem de tal ideia e conquistem um aspecto especial e surpreendente! Os homens, então, abraçam essa mudança com muita satisfação – basta que observemos quantos famosos têm assumido os grisalhos nos últimos anos e mostrado que sim, eles são sinônimos de beleza.

Hoje, manter os fios grisalhos garante um verdadeiro charme ao visual dos homens mais maduros, cujos cabelos costumam começar a mudar de cor por volta dos 40 anos ou até mais cedo, dependendo de fatores genéticos. Deixar de lado as colorações mensais e investir em um crescimento mais natural dos cabelos tem sido um processo cada vez mais comum, principalmente pelo fato de facilitar a vida deles e de permitir que os fios sofram menos agressões. No entanto, isso não significa que os cabelos não necessitem de cuidados especiais para se manterem saudáveis, fortes e sedosos. Pelo contrário: assim como todos os tipos de fios, os grisalhos demandam proteção e atenção para que sua cor e saúde se mantenham sempre elevadas.

Pensando nisso,  queremos bater um papo com você sobre os principais cuidados que os donos de fios grisalhos devem ter com as madeixas. Que tal algumas dicas práticas e essenciais nesse sentido? A partir de hoje, temos certeza de que você verá os cabelos grisalhos com outros olhos. Confira abaixo!

Foto: Golero/Getty Images

Reforce a hidratação

Hidratação! Essa palavrinha é mágica, afinal, é um dos grandes segredos dos cabelos fortes e saudáveis, independentemente do tipo. Não seria diferente com os grisalhos – que inclusive têm uma tendência a serem mais secos e ásperos. Por essa razão, vale a pena incluir na rotina de cuidados uma hidratação capilar capaz de devolver os nutrientes e a água perdida pelos fios diariamente. É possível fazer isso durante o banho, em poucos minutos! Com um dia a dia consistente de cuidados voltados às madeixas grisalhas, elas ganham o brilho, a maciez e a força que desejamos manter. Experimente e veja a diferença!

Invista em desamareladores

Os cabelos ficam grisalhos porque, com o passar do tempo, o organismo reduz a produção de melanina, a substância que garante a cor dos fios. Como há uma ausência de pigmento, as madeixas ficam ainda mais suscetíveis a ação de agentes externos diversos que podem até mesmo transformar esses fios grisalhos em amarelados – uma mudança que não valoriza nada o visual geral. Por isso é importante evitar que isso aconteça com o uso de um bom Shampoo Desamarelador. Aqui podemos dar uma super força com o Shampoo Giovanna Baby GB Men Desamarelador, feito exclusivamente para a eliminar o aspecto amarelado dos cabelos e garantir outros efeitos bastante positivos como a prevenção da queda e o controla a oleosidade. Basta aplicar nos fios molhados e massagear abundantemente para depois enxaguar. Prático assim!

Encontre o seu corte ideal

Esse detalhe é muito importante principalmente para quem está se habituando aos fios grisalhos agora, pois um corte que valorize o visual eleva a autoestima e dá um charme a mais à nova coloração dos cabelos, agora platinados. Vale a pena consultar um profissional que indique o modelo certo para cada tipo de rosto e que combine, também, com a barba, afinal é uma dupla que faz toda a diferença na beleza. É importante lembrar que o corte certo também garante a plena saúde dos cabelos e por essa razão as visitas ao barbeiro precisam ser frequentes e consistentes. Esses momentos são de um autocuidado necessário e que fazem muito bem não só para a aparência, mas garantem um bem-estar extra e sem igual. Pense nisso!

Cuidado com o sol

Você deve lembrar que citamos por aqui algumas agressões externas que os nossos fios lidam diariamente, não é? Pois é, o sol é uma das principais. Os raios não prejudicam somente a pele, mas também comprometem aos poucos a vitalidade dos nossos cabelos, especialmente quando eles são mais suscetíveis como os grisalhos. Vale a pena, portanto, evitar a exposição solar nos horários de pico (entre 10h e 16h) e utilizar barreiras físicas como chapéus ou bonés. Se tiver produtos com proteção UV à disposição, invista. Dessa forma evitamos o surgimento de mechas amareladas e fortalecemos os cabelos de dentro para fora, evitando uma série de outros danos.

Evite produtos coloridos

Com exceção de produtos matizadores (que de fato costumam ter uma coloração roxa e reduzem um efeito amarelado em cabelos claros), é fundamental que os grisalhos evitem o uso de itens coloridos como shampoos, géis capilares e outros diversos disponíveis no mercado. Isso porque os fios grisalhos mancham com muita facilidade, absorvendo qualquer tipo de coloração presente em produtos cuja aparência até pode ser inofensiva. O ideal é sempre ter atenção redobrada às cores dos produtos usados nos fios e jamais tentar experimentá-los quando a coloração forte for uma de suas maiores características.

Tudo pronto para termos um número cada vez maior de homens confortáveis com os fios grisalhos e, claro, cabelos platinados hidratados e bonitos! Essa é uma tendência que veio para ficar e que temos todo o prazer em reforçar com produtos aliados. O que achou das dicas de hoje? Elas serão úteis na manutenção das madeixas grisalhas por aí? Você tem alguma dúvida extra relacionada ao assunto? Conte para nós nos comentários! Queremos continuar participando da sua rotina contribuindo como pudermos nos quesitos saúde, bem-estar, qualidade de vida e beleza. Estamos aqui para o que você precisar! Aproveite o conteúdo que preparamos e, se precisar falar conosco, lembre-se de que seguimos à sua disposição em diversos canais de atendimento. Escolha o que melhor funcionar para você aqui.