Pele seca? Conheça os cuidados que você deve ter para mantê-la saudável e hidratada

A pele é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois é ela que nos confere proteção, controla a temperatura do nosso organismo e participa até da nossa identidade, afinal, é ela que contribui para muito do que nossa aparência é. Existem alguns tipos de pele e, apesar de incomum, a pele mais seca e áspera faz parte da rotina de muita gente! É possível percebê-la com maior frequência em partes específicas do corpo, como cotovelos e joelhos, em razão de todo o atrito que eles sofrem diariamente – no entanto, há quem conviva com esse ressecamento em várias porções do organismo. Os primeiros sinais de uma pele seca envolvem uma aparência tensionada, possível descamação, vermelhidão e até coceiras constantes, fatores aparentemente simples, mas que podem levar a quadros mais severos como infecções e envelhecimento precoce. Se, até aqui, você se identificou com alguns desses sintomas, o primeiro passo para saná-los é reconhecer o nível de ressecamento que a sua pele se encontra.

Os níveis de ressecamento

Os diferentes níveis de tal ressecamento apresentam sinais específicos e são divididos em três. Quando a pele está levemente seca (ainda no comecinho do ressecamento), ela apresenta certo estiramento e uma aparência áspera suave. Quando evolui para seca, porém, a pele passa a ter uma aparência muito mais “rachada” e a descamar, o que na maioria dos casos gera quadros de coceira intensa. Quando esse ressecamento não é tratado de forma adequada, a pele passa a apresentar-se muito seca e pode até ficar danificada, muito tensionada e apresentar uma sensação de coceira bem maior. É um grande incômodo, sem dúvida, que pode ser muito bem compreendido a partir de suas causas, que variam entre externas e até mesmo internas

O que torna a pele tão seca? 

Inúmeros fatores, que passam por cuidados inadequados com a pele, influência do ambiente e até algumas condições médicas específicas. As causas externas podem incluir mudanças climáticas bruscas, exposição excessiva à luz solar UV, banhos quentes e longos, utilização de cosméticos não recomendados (como sabonetes extremamente agressivos à pele) e até a utilização de medicamentos que interfiram na saúde da derme. Já as internas têm ligação com a genética, com a nossa alimentação, possíveis alterações hormonais e até com a nossa idade, pois, a medida que o tempo passa, há uma redução no número glândulas sebáceas e sudoríparas, que gera este efeito. É muito importante que se investigue cada causa para que um tratamento específico seja implementado. 

Deixando a pele mais macia

Para reduzir esse quadro, você pode iniciar uma rotina de cuidados específicos hoje mesmo – que seja capaz de preservar a barreira de proteção em nossa pele e reforçar os seus fatores naturais de hidratação. A primeira e uma das principais dicas é reduzir a exposição da pele ao sol e, sempre que possível, utilizar filtros solares que bloqueiem os raios ultravioletas. No banho, evite os banhos quentes e nunca esfregue a pele com a toalha; prefira secá-la por meio de leves toques. Por fim e, sem dúvida, a mais importante é a utilização de bons cremes hidratantes, capazes de restaurar a umidade nas camadas superficiais da derme. E disso nós entendemos! Por isso, temos uma gama de hidratantes que somam os cuidados com a saúde da pele às nossas fragrâncias mais especiais. 

Loção Hidratante Desodorante Giovanna Baby Fantasy 200ml

Aqui vão as nossas sugestões para que você escolha o seu cheirinho e se cuide bem melhor daqui para frente. Se você tem um perfil mais clássico, a Loção Hidratante Desodorante Giovanna Baby Blue é uma boa pedida. Para quem precisa de uma hidratação ainda mais intensa e perfumada, a Loção Hidratante Desodorante Giovanna Baby Blanc Vanilla deixa a pele macia e melhora sua elasticidade em até 100%. Já a Loção Hidratante Desodorante Giovanna Baby Fantasy tem fragrância composta por Fresias e Peônias, que garantem proteção e um delicioso perfume que dura todo o dia. Agora você pode recuperar a pele do jeito que precisa, sem abrir mão daquele cuidado especial Giovanna Baby que você já conhece! Experimente! 

O que achou das nossas dicas? Ainda tem alguma dúvida sobre os cuidados com peles secas e ressecadas? Deixe sua pergunta nos comentários! É com muito prazer que ajudamos você a se cuidar muito bem hoje e em todos os outros dias. Conte conosco!