Puerpério: o que fazer para apoiar uma mãe nessa fase? Veja as sugestões

Uma criança acaba de chegar ao mundo e com ela, nasce uma nova mãe. Com esse nascimento vem o puerpério, um período delicado e repleto de descobertas em que as mamães enfrentam junto ao filho.

Nele, mães e filhos ajustam a própria rotina, entendem necessidades, entram em sintonia. Bebês conhecem o mundo enquanto começam a viver fora do organismo materno. Mães transitam entre demandas e recuperação físico e emocional.

O puerpério, técnica e cientificamente falando, diz respeito ao período entre o parto e a reestruturação física e familiar de mães e filhos. Nele, enfrentam-se os hormônios, a privação de sono, medo e desafios superados com tempo.

Aqui, uma rede de apoio se faz fundamental.

Mas o que fazer para apoiar uma recém-mãe? Como é possível facilitar os processos que envolvem o puerpério? Existe um padrão envolvendo atitudes específicas que possam tornar o caminho mais leve?

A verdade é que elas variam muito, porém, algumas sugestões podem ser de grande valia nesse momento peculiar, mas especial. Que tal considerarmos alguns pontos juntos, para que você possa apoiar uma amiga ou familiar?

Pergunte o que pode 

O puerpério é o momento em que mãe e bebê estão conhecendo e definindo as próprias rotinas, entendendo demandas, construindo dinâmicas juntos. É por essas e outras razões que devemos respeitar e questionar, antes, o que devemos ou não fazer.

O bebê usa bicos artificiais? Costuma ficar à vontade com pessoas estranhas em casa? Em quais momentos dorme ou está mais desperto? Como têm sido os dias da mãe? Perguntar cada detalhe é essencial antes de tomar qualquer decisão ou atitude.

Faça-se presente como puder

Se a família já tiver apoio em funções domésticas e outras questões, vale investir em algo simples: a presença. Fazer-se presente e conversar parece pouco, mas estar por perto já é de grande valia para quem está passando pelo puerpério.

Um simples lanche da tarde é capaz de transformar o dia de mamães e bebês, afinal, todos nós gostamos de ser acolhidos e especiais por quem amamos. Estude com a mãe o que funciona no dia a dia e surpreenda!

Fortaleça a amamentação

O que acha de se certificar e garantir que a mais nova mãe esteja bem hidratada? A amamentação depende de uma boa ingestão de água e, com a intensidade dos cuidados com a criança, a mamãe pode esquecer um pouco de detalhes do gênero.

Vale perguntar ou até mesmo disponibilizar e incentivar o uso das garrafinhas de água – ou oferecer, de tempos em tempos, um belo copo do líquido para a sua amiga ou familiar. Não há coisa melhor do que um mimo assim saudável!

Mime também na cozinha

Se você sabe e gosta de cozinhar, prepare uma comida caseira ou o prato favorito da mamãe da vez! Essa opção é uma ótima maneira de demonstrar proximidade, intimidade e afeto a quem tanto precisa em uma época única e especial.

Caso prefira, vale encomendar a iguaria escolhida em um restaurante ou investir no delivery. Mas atenção: não esqueça de certificar-se se a mãe pode ou não desfrutar do prato em questão. O momento pode pedir restrições que talvez você desconheça.

Se possível, ajude em casa

Não são poucas as famílias que não dispõem de apoio doméstico nesse período. O fator complicador é que a casa precisa estar em ordem para acomodar e oferecer segurança e saúde para uma criança que ainda se desenvolve.

Se possível for, portanto, experimente simplesmente ajudar em casa. Promover boas limpezas, organizar itens básicos e quem sabe melhorar certas dinâmicas a partir de necessidades dos pais com certeza é uma ótima ideia.

Conte com Giovanna Baby!

Bebê é sinônimo de puro afago e carinho voltados também à saúde, bem-estar e higiene pessoal. Tudo em que Giovanna Baby é especialista! Por isso, você não só pode como deve contar com GB para mimar muito o/a pequeno/a e a mamãe.

Por aqui, temos diversos produtos essenciais à época reunidos, inclusive, em kits de cuidados completos ideais para presentear e criar lindas recordações com toda a família. Participe dessa história com o melhor que oferecemos!

O período é de celebrar a formação ou crescimento de uma família. Fazer isso de forma delicada e amorosa é sem igual! Conte com Giovanna Baby! Em caso de dúvida, siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.