Queda de cabelo masculina: quais são as causas e como evitar?

A queda dos cabelos é uma das questões de estética e saúde que mais preocupam os homens. E não é para menos! Assim como para as mulheres, os cabelos estão diretamente associados à autoestima e à imagem pessoal.

Muitos, inclusive, têm medo da calvície, uma redução total ou parcial dos pelos em determinada região da pele que os afeta principalmente por questões genéticas. No entanto, nem sempre uma coisa leva à outra.

A queda é normal quando o número de fios perdidos por dia permanece em torno de 100. Além disso, é preciso que fiquemos atentos!

A boa notícia é que, quando em excesso, ela pode ser reduzida e evitada na maioria das vezes com mudanças simples na rotina. Suas causas são variáveis e devem ser investigadas, porém isso pode ser mais simples do que imaginamos.

O primeiro passo para trabalhar o problema é observar a quantidade de fios que se soltam do couro cabeludo diariamente. Já o segundo é começar a observar a própria rotina e buscar possíveis razões para o quadro!

Possíveis causas 

Os principais motivos pelos quais os cabelos caem passam por questões de saúde e qualidade de vida. O estresse é um deles! No Brasil, 70% da população já enfrentou tal questão mental e você pode estar nessa estatística.

Dietas restritivas ou uma alimentação pobre em nutrientes também entra nessa lista. Quem busca controle de peso deve estar em acompanhamento profissional para realizar isso com saúde!

Vale a pena, também, sempre observar como vai o couro cabeludo. Problemas como dermatites e fungos podem facilmente estar por trás de uma queda excessiva dos fios. Na dúvida, vale uma consulta com um dermatologista.

Cuidados e prevenção

Você pode começar hoje mesmo a reduzir ou prevenir uma queda de cabelo acentuada. Comece reavaliando os seus hábitos! Procure melhorar a alimentação (com mais frutas, verduras e legumes) e hidratar-se bem.

Vale reduzir e até evitar o consumo de álcool e o tabagismo. No visual, moderar o uso de chapéus e bonés também contribui bastante, isso porque a umidade gerada pelos acessórios nos cabelos pode prejudicá-los em longo prazo.

Quem costuma tingir os cabelos ou realizar outros procedimentos químicos também deve ter cuidado. Se possível, é importante evitá-los por um tempo e avaliar os efeitos imediatos dessa medida na queda.

Usar produtos específicos e que tenham composição voltada para a prevenção da queda também é uma ótima estratégia. Giovanna Baby tem esse cuidado com você!

Produtos específicos

A Linha GB Men foi desenvolvida exclusivamente para atender às necessidades dos homens. O Shampoo Giovanna Baby GB Men 3 em 1 não seria diferente! Além de prático, ele age em diferentes frentes.

Nos cabelos, atua controlando a oleosidade, higienizando sem ressecar os fios e deixando uma fragrância única enquanto previne a temida queda graças a uma composição toda especial.

Nela encontra-se o D-Pantenol, substância altamente hidratante que penetra no couro cabeludo com ação anti-inflamatória e cicatrizante, amenizando quadros que podem levar à queda como a dermatite.

Dicas extras de Giovanna Baby

Quer montar uma verdadeira rotina antiqueda para você? Experimente os pontos a seguir, destacados para que você avalie a aplicabilidade no seu caso!

  • Reduza a quantidade de lavagens por semana. Se você lava os cabelos todos os dias, tente lavar pelo menos 5 ou até 4 vezes. Entretanto, se a oleosidade for excessiva, mantenha a higienização diária.
  • Enxague bem os cabelos. Não deixe resíduos dos produtos que utilizar, pois esse acúmulo, no couro cabeludo, pode ter a queda como consequência em longo prazo.
  • Penteie os fios com delicadeza e paciência. Se possível, desembarace ainda no banho, com ajuda do condicionador.
  • Proteja os cabelos do sol ao se expor em atividades físicas ao ar livre, por exemplo. Lembre-se que bonés e chapéus só em situações extremas!

Todos merecemos fios fortes e saudáveis sempre! Com Giovanna Baby e tantas boas dicas para aplicar no dia a dia isso se torna muito mais fácil, não é? Cuide bem dos seus cabelos já!

Você tem alguma dúvida sobre o tema ou algum de nossos produtos? Siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.