Seus cuidados contra a COVID-19 continuam? Veja as nossas dicas aqui!

Principais cuidados contra a COVID-19

Temos vivido dias atípicos há pouco mais de 1 ano e até hoje nos encontramos em processo de adaptação diante dessa nova realidade. São muitas mudanças e medidas especiais no quesito prevenção, extremamente essenciais uma vez que temos lidado com uma doença grave e que já fez inúmeras vítimas em nosso país.

Todo esse contexto tem sido gerado pela COVID-19, uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus SARS-CoV-2 cuja taxa de transmissibilidade é altíssima em razão da forma como tudo isso se dá: principalmente por meio da inalação de gotículas de saliva e de secreções que podem permanecer em suspensão no ar que o Coronavírus se propaga, algo que parece inofensivo, difícil de ocorrer, mas que produz efeitos inimagináveis quando não tomamos as devidas precauções. É por isso, por exemplo, que é mais fácil adoecer em locais fechados do que em espaços ao ar livre, afinal, permanecemos em contato mais próximo com as pessoas e por mais tempo.

Os principais sintomas da COVID-19 envolvem febre, dificuldade para respirar e tosse, sinais que devem ser investigados e levados ao conhecimento de um médico assim que identificados pelo(a) paciente – já que esse monitoramento pode prevenir, evitar a evolução do quadro para algo mais grave.

Por outro lado, mais importante do que permanecermos atentos a tais sintomas é focarmos na prevenção, considerada a melhor e medida de combate à doença. Os esforços dedicados à redução da expansão do Coronavírus em todo o mundo continuam e, por essa razão, nunca é demais relembrar de quais maneiras podemos contribuir nesse sentido. Você sabe exatamente como evitar a COVID-19? Será que você tem adotado as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde de forma eficaz, nos mínimos detalhes? Pois é.

Foi pensando em tudo isso que, hoje, fortaleceremos junto a você as principais dicas no que diz respeito às medidas preventivas relacionadas ao Coronavírus. O controle desse avanço da COVID-19 em todo o país também é uma tarefa que devemos levar para casa e para todos os locais que frequentamos, sempre com todo o amor, carinho e empatia. Vamos relembrar tudo que devemos continuar fazendo? Veja conosco aqui!

Use máscara sempre

Ao sair de casa, é essencial que você não esqueça a sua máscara descartável, de pano ou de algum outro modelo recomendado pelas autoridades de saúde. Vale lembrar que a sua máscara não deve ser compartilhada com ninguém (ela é de uso estritamente pessoal!), deve ser trocada sempre que houver sujeira aparente ou sempre que você perceber certa umidade e deve cobrir nariz e boca de forma efetiva – com o usuário tendo todo o cuidado ao manuseá-la, evitando deixá-la apoiada no queixo ou pendurada em uma das orelhas como muito tem ocorrido por todo o Brasil. Essa barreira física contra o vírus faz toda a diferença desde que saibamos escolhê-la e utilizá-la!

Higienize as mãos com frequência

Principalmente se você esteve recentemente em um local público ou espirrou, tossiu e precisou ter contato com alguma superfície possivelmente contaminada, é importantíssimo que você lave as mãos. A água e o sabão devem ser utilizados misturados na superfície das mãos por pelo menos 20 segundos e você deve ter o cuidado de contemplar todas as regiões com essa atenção – entre os dedos, nas dobras e mais. Na falta desses dois itens, um ótimo substituto é o álcool 70% nas versões líquidas ou gel. O Gel Higienizante Blue e o Álcool Gel 70º, garantem essa segurança e ainda cuidam da nossa pele, garantindo hidratação e evitando que ela seja porta de entrada para infecções. Basta utilizar o produto e espalhar até sentir que as mãos estão devidamente secas. Esfregue-as bem e só retorne às atividades normais após certificar-se dessa higienização.

Reforce o processo de limpeza contra a COVID-19

Inúmeras superfícies aparentemente inofensivas podem abrigar o vírus sem que sequer nos demos conta. O ideal, portanto, é que avaliemos tudo aquilo que é tocado com frequência diariamente e reforcemos a higienização diretamente nesses locais. Na lista entram mesas, maçanetas, telefones, celulares, puxadores, teclados de computadores, torneiras, interruptores, bancadas e muito, muito mais. Olhe em volta e se pergunte: quais itens podem estar comportando a COVID-19 nesse momento? A medida que for respondendo, limpe tudo com ajuda de um pano, água e sabão, além de um desinfetante doméstico ao final. Hoje existem inúmeros produtos no mercado capazes de facilitar todo esse processo! Invista e permaneça sempre atento(a)!

Evite contato e aglomerações

Se você tem precisado se expor de alguma maneira, vale a pena evitar contato próximo com as pessoas que moram com você, em sua casa. Se possível, mantenha um distanciamento seguro de pelo menos 1 metro e meio a todo momento para evitar a propagação de secreções e gotículas de saliva entre todos. Vale lembrar que a transmissão do vírus pode ocorrer inclusive entre pessoas doentes que não apresentam qualquer sintoma – ou seja -, muitos são acometidos pela COVID-19 sem que sequer saibam e acabam transmitindo muito mais fácil dessa maneira. Evitar o contato com muitas pessoas e promover essa distância segura sempre será uma das melhores opções nesse momento tão delicado pelo qual estamos passando!

Permaneça em casa

O contexto pede recolhimento, que prefiramos permanecer em nossas casas e valorizar ainda mais os nossos lares. Como é possível ter a COVID-19 sem apresentar qualquer sintoma, uma das melhores formas de evitar a propagação da doença é mesmo manter-se afastado(a) enquanto a pandemia estiver em curso. Aproveite o home office e saia apenas para realizar atividades essenciais como compras de mercado e farmácia, idas ao banco e outras tarefas inadiáveis. Evite o tédio promovendo atividades diversas como hobbies, leitura, organização de gavetas, guarda-roupas e cômodos, interação virtual com amigos e familiares, cozinha e muito, muito mais. O importante é prezar pela segurança da maneira que melhor funcionar para nós!

A fase é difícil, tem sido complicada há bastante tempo – mas precisamos seguir nos cuidando e emanando energias positivas na certeza de que tudo vai melhorar! Somente com a nossa contribuição genuína o contexto mudará, por isso, faça a sua parte. Se cuide, higienize as mãos, use máscara! Em breve poderemos nos encontrar pessoalmente com segurança e paz. O que achou dos pontos que compartilhamos hoje? Vale a pena relembrar todos eles, não é? Conte para nós aqui! Queremos continuar participando do seu dia a dia contribuindo como pudermos nos quesitos saúde, bem-estar, qualidade de vida e beleza. Estamos aqui para o que você precisar! Aproveite o conteúdo que preparamos e, se precisar falar conosco, lembre-se de que seguimos à sua disposição em diversos canais de atendimento. Escolha o que melhor funcionar para você aqui.